ads

Hong Kong-style chow mein com carne de porco e legumes verdes

 Hong Kong-style chow mein com carne de porco e legumes verdes

Hong Kong-style chow mein com carne de porco e legumes verdes

Ingredientes

25 g (pouca 1 oz) de cogumelos chineses secos ou shiitake

caldo de galinha ou vegetal (opcional â" ver método)

340 g (12 oz) massa chinesa de ovo

2 colheres de sopa de óleo de girassol

1 dente de alho grande, esmagado

1 colher de sopa de gengibre de raiz fresca finamente picado

1 malagueta fresca vermelha ou verde, semeada e finamente cortada, ou a gosto

2 colheres de chá de cinco especiarias em pó

200 g (7 oz) de filete de porco, aparado e cortado em tiras

2 pimentos verdes, semeados e cortados em fatias finas

100 g (3 ½ oz) floretes de brócolos pequenos

2 paus de aipo, cortados em fatias finas

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de vinho de arroz (saquê ou mirin) ou xerez seco

100 g (3 ½ oz) de rebentos de feijão

2 colheres de sopa de coentros frescos finamente picados

2 colheres de chá de óleo de gergelim tostado

folhas de coentros frescos para guarnecer

Método

Colocar os cogumelos numa pequena tigela e deitar água a ferver em quantidade suficiente para os cobrir. Deixar de molho durante 10 minutos. Forrar uma peneira com papel vegetal ou papel de cozinha e colocá-la sobre uma tigela, depois deitar os cogumelos e o seu líquido de molho dentro da mesma. Medir o líquido coado e perfazê-lo até 100 ml (3 ½ fl oz) com caldo de galinha ou vegetal, se necessário, e depois reservar. Deitar fora os talos resistentes dos cogumelos, cortá-los em fatias e reservar.

Enquanto os cogumelos estão de molho, colocar o macarrão numa grande tigela de mistura e deitar água a ferver em quantidade suficiente para os cobrir generosamente. 

Deixar de molho durante 4 minutos, ou de acordo com as instruções do pacote, até estarem tenros. Escorra bem e ponha de lado.

Aquecer um wok ou uma frigideira grande em lume forte. Adicionar 1 colher de sopa de óleo de girassol e, quando estiver quente, misturar o alho, o gengibre, a malagueta e as cinco especiarias em pó. Mexer-fritar durante 30 segundos, tendo o cuidado de não deixar queimar os aromatizantes.

Adicionar as tiras de carne de porco e continuar a fritar durante cerca de 2 minutos ou até estarem cozinhadas. Utilizar uma colher de drenagem para retirar a carne de porco da wok e colocá-la de lado.

Acrescentar o óleo restante à wok e aquecer até estar quase a defumar. Mexer os pimentos, brócolos, aipo e cogumelos, e fritar durante 2 minutos. Mexer o líquido dos cogumelos, molho de soja e vinho de arroz ou xerez, depois devolver a carne de porco à wok. Continuar a cozinhar, mexendo constantemente, durante cerca de 1 minuto ou até a carne de porco ser reaquecida.

Mexer o macarrão, depois os rebentos de feijão e atirar brevemente, apenas o tempo suficiente para aquecer os ingredientes sem amolecer os rebentos de feijão, pois estes devem reter o seu crocante.

Mexer os coentros picados e polvilhar com o óleo de sésamo. Servir imediatamente o mein de papa, guarnecido com folhas de coentros.

Enviar um comentário

0 Comentários